The International North-South Transport Corridor (INSTC) and India: potential and impediments

Vol. 44 No. 3 (2024)

Jul-Sep / 2024
Published July 5, 2024
PDF-English
PDF-English

How to Cite

Pal, Lakshman Chandra. 2024. “The International North-South Transport Corridor (INSTC) and India: Potential and Impediments”. Brazilian Journal of Political Economy 44 (3):563-82. https://doi.org/10.1590/0101-31572024-3556.

The International North-South Transport Corridor (INSTC) and India: potential and impediments

Lakshman Chandra Pal
Assistant Professor at Bidhan Chandra College, West Bengal, India.
Brazilian Journal of Political Economy, Vol. 44 No. 3 (2024), Jul-Sep / 2024, Pages 563-582

Abstract

O corredor modelo que se estende de Mumbai (Índia) a São Petersburgo (Rússia),
passando pelo Irã e pelo Azerbaijão, é conhecido como Corredor Internacional de Transporte
Norte-Sul (INSTC). Esse corredor multimodal tem cerca de 7.200 km de extensão e é
composto por ferrovias, rodovias e hidrovias. O principal objetivo da construção do corredor
é melhorar a conectividade e as relações comerciais entre o Norte e o Sul. Desempenhará
um papel crucial na promoção da cooperação regional e da integração econômica. As relações
bilaterais entre os países-membros serão desenvolvidas através do projeto. A Índia
terá acesso fácil às nações ricas em recursos da Ásia Central através deste corredor, contornando
o Paquistão. Ajudará a Índia, exportando os seus produtos para os países do Norte
e Centro da Ásia, incluindo a Rússia, e importando hidrocarbonetos a um custo mais baixo,
evitando a rota tradicional de longa data. Na atual situação geopolítica, este empreendimento
também melhorará as relações estratégicas da Índia com os países-membros. Embora
o projeto esteja atualmente sofrendo de algumas falhas, será um fator de mudança para
a política da Índia para a Eurásia num futuro próximo.

JEL Classification: F02.


Keywords: INSTC multi-modal corridor Central Asian countries bilateral trade infrastructure