Testando os modelos de transição na prática: os casos da Estônia e da Eslovênia

v. 36 n. 2 (2016)

Abr-Jun / 1016
Publicado em março 1, 2020
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Como Citar

Veebel, Viljar, e Andra Nam. 2016. “Testando Os Modelos De transição Na prática: Os Casos Da Estônia E Da Eslovênia”. Brazilian Journal of Political Economy 36 (2):389-409. https://doi.org/10.1590/0101-31572015v36n02a08.

Testando os modelos de transição na prática: os casos da Estônia e da Eslovênia

Viljar Veebel
Estonian National Defence College, Chair of Strategic Studies. Address Riia 12-204, Estonian National Defence College, Tartu, Estonia.
Andra Nam
University of Tartu, Institute of Governance
Brazilian Journal of Political Economy, v. 36 n. 2 (2016), Abr-Jun / 1016, Pages 389-409

Resumo

O presente estudo baseia-se na comparação dos verdadeiros processos de transição na Estonia e na Eslovenia, em 1991-2000, como objetivo de testar dois modelos conceituais (terapia de choque versus gradualismo) da teoria da transição na prática. Este artigo tem dois objetivos principais, estreitamente interligados. A primeira tarefa é analisar se os caminhos de reforma adotados pela Estoniae Eslovenia seguiram os conceitos teóricos da "terapia de choque" e "gradualismo", os modelos dos estados muitas vezes simbolizado sem debates teóricos. A segunda tarefa é a valiar a capacidade dos modelos teóricos para alocar corretamente os exemplos clássicos de países para modelos de terapia de choque e gradualistas. Esta pesquisa procura mostrar quais são as vantagens e desvantagens de uma abordagem polarizada para modelos de teoria de transição e como esses modelos podem ser melhorados.

Classificação JEL: E13; E62; H11; I38; O57.


Palavras-chave: Estônia Eslovênia modelos de transição