Testando os modelos de transição na prática: os casos da Estônia e da Eslovênia
Resumo
O presente estudo baseia-se na comparação dos verdadeiros processos de transição na Estonia e na Eslovenia, em 1991-2000, como objetivo de testar dois modelos conceituais (terapia de choque versus gradualismo) da teoria da transição na prática. Este artigo tem dois objetivos principais, estreitamente interligados. A primeira tarefa é analisar se os caminhos de reforma adotados pela Estoniae Eslovenia seguiram os conceitos teóricos da "terapia de choque" e "gradualismo", os modelos dos estados muitas vezes simbolizado sem debates teóricos. A segunda tarefa é a valiar a capacidade dos modelos teóricos para alocar corretamente os exemplos clássicos de países para modelos de terapia de choque e gradualistas. Esta pesquisa procura mostrar quais são as vantagens e desvantagens de uma abordagem polarizada para modelos de teoria de transição e como esses modelos podem ser melhorados.
Classificação JEL: E13; E62; H11; I38; O57.
Palavras-chave: Estônia Eslovênia modelos de transição