Identificando a discriminação racial pelo diferencial de desempenho dos estudantes do Ensino Médio

v. 43 n. 2 (2023)

Abr-Jun / 2023
Publicado em maio 10, 2023
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Como Citar

Carneiro, Diego, Maitê Shirasu, e Guilherme Irffi. 2023. “Identificando a discriminação Racial Pelo Diferencial De Desempenho Dos Estudantes Do Ensino Médio”. Brazilian Journal of Political Economy 43 (2):499-515. https://doi.org/10.1590/0101-31572023-3326.

Identificando a discriminação racial pelo diferencial de desempenho dos estudantes do Ensino Médio

Diego Carneiro
Departamento de Economia Aplicada da Universidade Federal do Ceará – DEA/UFC, Fortaleza/CE, Brasil.
Maitê Shirasu
Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza/CE, Brasil.
Guilherme Irffi
Departamento de Economia Aplicada, Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará – DEA/CAEN/UFC, Fortaleza/CE, Brasil.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 43 n. 2 (2023), Abr-Jun / 2023, Pages 499-515

Resumo

Brasil é marcado pela elevada desigualdade social, onde condições iniciais
têm impacto determinante na trajetória dos indivíduos. Nesse contexto, os indivíduos
negros encontram-se em dupla desvantagem, por seu menor nível de renda e a baixa
expectativa quanto ao desenvolvimento de suas potencialidades. Este artigo empregou o
método de Oaxaca-Blinder (1973) para decompor a diferença de desempenho entre alunos
brancos e negros no SAEB 2017, identificando a parte que não pode ser atribuída às suas
características. Os resultados mostraram que esse componente representa cerca de 43%
dessa diferença, e que existe menor resposta dos alunos negros às melhorias nas condições
educacionais.

Classificação JEL: I24; I25; I28.


Palavras-chave: Discriminação racial desigualdade educacional decomposição de Oaxaca- Blinder