Incerteza radical e o efeito da infraestrutura de transporte nos preços da terra
Resumo
A maioria das contribuições na literatura acadêmica identifica um efeito positivo
da infraestrutura de transporte nos preços da terra. No entanto, sua dinâmica de curto prazo
não tem sido analisada rotineiramente. Uma das razões para essa falta de pesquisa é
porque os modelos neoclássicos de economia fundiária urbana fundamentam, em alguns casos
implicitamente, a maior parte da literatura disponível sobre o tema. Nesta teoria, os valores
da terra convergem para suas tendências de longo prazo, independentemente dos
choques de curto prazo. Baseamo-nos na teoria do circuito monetário pós-keynesiano para
projetar uma estrutura de teste de economia espacial urbana, com base nas contribuições de
Abramo (2011) e Alfonso (2007, 2017). Nesta tradição, choques de curto prazo têm efeitos
de longo prazo na distribuição espacial dos valores da terra devido à incerteza radical. Nosso
estudo de caso é o Transmetro, um projeto de Bus Rapid Transit (BRT) em Barranquilla
(Colômbia). Usamos estimativas de painel estáticas e dinâmicas para testar a dinâmica de
curto prazo dos ajustes espaciais dos preços da terra durante 2000-2010, incluindo os anos
de construção e entrega de 2006-2010. Este estudo de caso oferece uma boa oportunidade
de avaliação por apresentar problemas e atrasos proeminentes. Encontramos ajustes voláteis
de curto prazo que vão contra as previsões neoclássicas, ao mesmo tempo que se assemelham
a ajustes espaciais de preços de terras expostos a uma incerteza radical.
Classificação JEL: B41; B52; E12; R30.
Palavras-chave: Circuito monetário economia pós-keynesiana economia urbana transporte rápido de ônibus mercado de terras urbanas metropolização