A estratégia dos “Campeões Nacionais” no Brasil. Uma perspectiva do processo de internacionalização da JBS, VALE e AB-INBEV (2003-2018)

v. 44 n. 1 (2024)

Jan-Mar / 2024
Publicado em dezembro 22, 2023
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Como Citar

Clemente, Dario. 2023. “A estratégia Dos ‘Campeões Nacionais’ No Brasil. Uma Perspectiva Do Processo De internacionalização Da JBS, VALE E AB-INBEV (2003-2018)”. Brazilian Journal of Political Economy 44 (1):42-62. https://doi.org/10.1590/0101-31572024-3502.

A estratégia dos “Campeões Nacionais” no Brasil. Uma perspectiva do processo de internacionalização da JBS, VALE e AB-INBEV (2003-2018)

Dario Clemente
Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Conicet – Argentina, National University of San Martin (UNSAM) and University of Buenos Aires (UBA) faculty member.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 44 n. 1 (2024), Jan-Mar / 2024, Pages 42-62

Resumo

Um elemento básico da nova política econômica dos governos do PT no Brasil tem
sido a busca pela internacionalização de um grupo seleto de empresas nacionais. De 2003
a 2013, o Estado brasileiro promoveu a globalização dessas empresas por meio de diversas
políticas públicas, com o objetivo principal de posicionar a maior parte delas no escalão
superior de seus respectivos setores globalmente. Ao mesmo tempo, a internacionalização
foi uma das principais estratégias “defensivas” adotadas pelas principais empresas
brasileiras desde os anos ‘90, tornando-se uma verdadeira “estratégia global” nos últimos
20 anos para lidar com tendências profundamente transformadoras em nível mundial. Aqui,
olhamos especificamente para o caminho de internacionalização seguido pela JBS, VALE
e AB-INBEV, destacando padrões comuns como a realização de trajetórias expansivas
caracterizadas por fases distintas e cumulativas de consolidação; penetração de indústrias
mundiais em rápida concentração; uma tendência comum à dispersão do controle
acionário, aquisição estrangeira e deslocalização das atividades centrais nos principais
mercados; crescente financeirização dos negócios; emergência da China como principal
mercado de referência. Concluímos que as trajetórias de internacionalização da JBS, VALE
e AB-INBEV apresentam algumas deficiências na estratégia dos “Campeões Nacionais”.
No entanto, alertamos contra a tentação de considerar os resultados mistos dessa estratégia
simplesmente como um “fracasso” da nova política industrial como um todo.

Classificação JEL: F23.


Palavras-chave: Desenvolvimento “Campeões Nacionais” transnacionais Brasil internacionalização das empresas