Política industrial e desenvolvimento econômico: a reatulização de um debate histórico

v. 34 n. 1 (2014)

Jan-Mar / 2014
Publicado em janeiro 1, 2014
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Arruda Coronel, Daniel, André Filipe Zago de Azevedo, e Antônio Carvalho Campos. 2014. “Política Industrial E Desenvolvimento econômico: A reatulização De Um Debate histórico”. Brazilian Journal of Political Economy 34 (1):103-19. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/263.

Política industrial e desenvolvimento econômico: a reatulização de um debate histórico

Daniel Arruda Coronel
Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
André Filipe Zago de Azevedo
Professor Titular do Mestrado em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Antônio Carvalho Campos
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV e Bolsista de Produtividade do CNPq.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 34 n. 1 (2014), Jan-Mar / 2014, Pages 103-119

Resumo

Este artigo discute a importância da política industrial para o desenvolvimento econômico brasileiro. Apresenta os fundamentos teóricos e as principais experiências internacionais sobre esse tema. Além disso, examina as principais políticas industriais adotadas no Brasil, principalmente nos últimos anos. Com base nessa discussão, é possível observar que, apesar das críticas a essa política, elas foram amplamente utilizadas por muitos países desenvolvidos no passado e também tiveram um papel importante, contribuindo para aumentar o crescimento industrial no Brasil. No entanto, as recentes políticas industriais brasileiras não foram tão eficientes, principalmente quando comparadas às adotadas na maior parte do século XX.

Classificação JEL: L16; O14.


Palavras-chave: política industrial desenvolvimento econômico economia brasileira