Notas críticas sobre a macroeconomia novo-keynesiana

v. 29 n. 2 (2009)

Abr-Jun / 2009
Publicado em abril 1, 2009
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Gontijo, Claudio. 2009. “Notas críticas Sobre a Macroeconomia Novo-Keynesiana”. Brazilian Journal of Political Economy 29 (2):285-301. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/481.

Notas críticas sobre a macroeconomia novo-keynesiana

Claudio Gontijo
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD
Brazilian Journal of Political Economy, v. 29 n. 2 (2009), Abr-Jun / 2009, Pages 285-301

Resumo

Este artigo mostra que, apesar de seus grandes passos em direção à realidade, a macroeconomia nova-keynesiana parece ser uma construção não sistemática com problemas originados na hipótese “ad hoc” necessária para explicar a não neutralidade do dinheiro e a existência de desequilíbrios na economia. curto prazo. Em particular, parece que a rigidez de preços e salários está em bases arenosas e que a derivação das curvas IS e LM de fundamentos neoclássicos é problemática. Mesmo desconsiderando as dificuldades aparentes da teoria neoclássica do valor e da distribuição, as conexões novo-keynesianas entre taxa de juros, dinheiro e produto não parecem totalmente consistentes.

 Classificação JEL: E12.


Palavras-chave: macroeconomics new-keynesian theory non-neutrality of money price and wage rigidities nominal and real rigidities IS and LM curves new-Keynesian Philips curve Taylor rule