Welfare State e emprego em saúde nos países avançados desde o pós-segunda guerra mundial

v. 29 n. 3 (2009)

Jul-Set / 2009
Publicado em julho 1, 2009
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Silva, Luiz Marcos de Oliveira, e Fernando Mansor de Mattos. 2009. “Welfare State E Emprego Em Saúde Nos países avançados Desde O pós-Segunda Guerra Mundial”. Brazilian Journal of Political Economy 29 (3):135-52. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/490.

Welfare State e emprego em saúde nos países avançados desde o pós-segunda guerra mundial

Luiz Marcos de Oliveira Silva
Economista pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Atualmente responde pela Coordenação de Controle de Custos da UFS
Fernando Mansor de Mattos
Mestre e Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp. Professor e pesquisador da PUC de Campinas, no programa de pós-graduação em Ciência da Informação e no Centro de Economia e Administração (CEA)
Brazilian Journal of Political Economy, v. 29 n. 3 (2009), Jul-Set / 2009, Pages 135-152

Resumo

O artigo analisa a importância econômica das atividades de saúde nos países desenvolvidos nas últimas décadas do século XX. Ele leva em consideração a evolução do peso do emprego nas atividades de saúde nos países da Europa e também nos mercados de trabalho dos Estados Unidos, que serão comparados em uma perspectiva histórica. A evolução e o peso do gasto público nas atividades de saúde também serão levados em consideração para analisar a importância econômica do setor nas últimas décadas do século XX. Também serão considerados o papel desempenhado pelo contexto político, econômico e social da Segunda Guerra Mundial na construção do sistema de proteção social (Estado de Bem-Estar Social) e seus efeitos sobre as atividades de saúde.

Classificação JEL: N34; I18; J40; J44.


Palavras-chave: Pós Segunda Guerra Mundial países desenvolvidos serviços de saúde regulação do estado Estado do Be Estar Social