Uma avaliação das contribuições de Stiglitz à teoria dos mercados financeiros

v. 26 n. 1 (2006)

Jan-Mar / 2006
Publicado em março 27, 2020
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Aldrighi, Dante Mendes. 2006. “Uma avaliação Das contribuições De Stiglitz à Teoria Dos Mercados Financeiros”. Brazilian Journal of Political Economy 26 (1):137-57. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/594.

Uma avaliação das contribuições de Stiglitz à teoria dos mercados financeiros

Dante Mendes Aldrighi
Professor do Departamento de Economia da FEA-USP.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 26 n. 1 (2006), Jan-Mar / 2006, Pages 137-57

Resumo

O objetivo e a originalidade deste artigo estão na identificação das principais contribuições teóricas de Stiglitz para a Economia Financeira e na descrição resumida do pensamento econômico contemporâneo do qual essas contribuições surgiram, além de sugerir suas conexões com o pensamento econômico subsequente. Baseadas em uma análise detalhada dos trabalhos de Stiglitz sobre finanças, suas descobertas teóricas mais importantes são destacadas e reunidas em quatro questões: (1) as condições sob as quais o teorema de Modigliani-Miller é válido; (2) a inconsistência inerente à hipótese de mercado eficiente; (3) os efeitos microeconômicos da informação assimétrica nos mercados financeiros; e (4) seus reais efeitos macroeconômicos. Em todos esses tópicos, o ponto focal da pesquisa teórica de Stiglitz são os fundamentos irrealistas nos quais o modelo de equilíbrio competitivo de Arrow-Debreu se baseia. Também é enfatizado que essa mesma perspectiva que ele seguiu coerentemente para construir um arcabouço teórico completo seria preservada em suas investigações empíricas, principalmente sobre países em desenvolvimento, nos quais ele concentrou esforços desde o início dos anos noventa.

Classificação JEL: G14; G11; G32


Palavras-chave: Stiglitz teorema Modigliani-Miller a hipótese de mercado eficiente informação assimétrica racionamento de crédito mercados financeiros