Cooperação, capital social e desempenho econˆômico

v. 26 n. 3 (2006)

Jul-Set / 2006
Publicado em julho 1, 2006
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Silva, Marcos Fernandes Gonçalves da. 2006. “Cooperação, Capital Social E Desempenho econˆômico”. Brazilian Journal of Political Economy 26 (3):345-63. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/604.

Cooperação, capital social e desempenho econˆômico

Marcos Fernandes Gonçalves da Silva
Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas and undergraduate course in international relations and economics, Catholical University of São Paulo.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 26 n. 3 (2006), Jul-Set / 2006, Pages 345-363

Resumo

O objetivo deste artigo é definir capital social como infraestrutura social e tentar incluir essa variável em um modelo de crescimento econômico. Considerar o capital social de tal maneira poderia ter um impacto na produtividade dos fatores de produção. Primeiramente, discutirei como as variáveis institucionais podem afetar o crescimento. Em segundo lugar, após analisar várias definições de capital social, apontarei os benefícios e problemas de cada uma e definirei o capital social como infraestrutura social, com o objetivo de introduzir essa variável em um modelo de crescimento econômico. Por fim, tentarei abrir caminho para estudos empíricos subsequentes, tanto na área de medição do estoque de infraestrutura social quanto na comparação de economias, com a idéia de mostrar o impacto da infraestrutura social no crescimento econômico.

Classificação JEL: A13, O10, Z13.


Palavras-chave: capital social desenvolvimento econômico instituições ética