El éxito del Mercosur posible

v. 27 n. 1 (2007)

Jan-Mar / 2007
Publicado em março 17, 2020
PDF-Spanish
PDF-Spanish

Como Citar

Ferrer, Aldo. 2007. “El éxito Del Mercosur Posible”. Brazilian Journal of Political Economy 27 (1):147-56. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/557.

El éxito del Mercosur posible

Aldo Ferrer
Profesor Titular Consulto. Director de la Maestría Mercosur. Universidad de Buenos Aires
Brazilian Journal of Political Economy, v. 27 n. 1 (2007), Jan-Mar / 2007, Pages 147-156

Resumo

O Mercosul pode ser observado sob duas perspectivas diferentes. Um de um projeto de integração ideal, cuja referência é a União Europeia. O outro, baseado nas profundas assimetrias prevalecentes na região e no progresso alcançado desde os acordos bilaterais de fundação dos presidentes Alfonsin e Sarney, em 1985. Desde a primeira perspectiva, o Mercosul fracassou; a partir do segundo, alcançou um sucesso considerável. O processo de integração é exibido em três níveis: a densidade nacional predominante nos países membros, as regras do jogo do sistema e as classificações comuns em relação ao resto do mundo. O futuro do Mercosul depende do progresso alcançado nesses três níveis e da abertura de novas possibilidades de desenvolvimento nacional para cada país membro em uma estrutura regional.

Classificação JEL: F02; O1.


Palavras-chave: globalização densidade nacional flexibilidade desenvolvimento econômico políticas públicas forças de mercado