Política comercial e inserção internacional da Argentina para os anos 90

v. 16 n. 3 (1996)

Jul-Sep / 1996
Publicado em julho 1, 1996
PDF-Spanish (English)
PDF-Spanish (English)

Como Citar

Bekerman, Marta, e Pablo Sirlin. 1996. “Política Comercial E inserção Internacional Da Argentina Para Os Anos 90”. Brazilian Journal of Political Economy 16 (3):425-50. https://doi.org/10.1590/0101-31571996-0929.

Política comercial e inserção internacional da Argentina para os anos 90

Marta Bekerman
Investigador del Centro de Estudios de la Estructura Económica (CENES). Instituto de Investigaciones Económicas de la Facultad de Ciencias Económicas, Universidad de Buenos Aires – UBA, Buenos Aires, Argentina.
Pablo Sirlin
Investigador del Centro de Estudios de la Estructura Económica (CENES). Instituto de Investigaciones Económicas de la Facultad de Ciencias Económicas, Universidad de Buenos Aires – UBA, Buenos Aires, Argentina.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 16 n. 3 (1996), Jul-Sep / 1996, Pages 425-450

Resumo

Levando em conta o contexto internacional, o debate teórico e as lições que
podem ser extraídas de países bem-sucedidos, o artigo examina a base da política comercial
que deve ser seguida pela Argentina para obter uma inserção internacional dinâmica.
Ressalta-se que a política comercial poderia ser utilizada como instrumento de gestão
macroeconômica e microeconômica. Seu emprego como instrumento sub-ótimo pode ser
justificado quando os ótimos são restritos (por exemplo, o caso da política cambial na
Argentina). Também é enfatizado que é necessário seguir uma estreita coordenação entre as
políticas comerciais e industriais e tecnológicas para obter altos níveis de investimento nos
setores comercializáveis, um aumento da competitividade com base em níveis mais altos de
produtividade e uma melhoria no perfil de especialização. Por fim, destaca-se a importância
de melhorar a autonomia e a eficiência do Estado para garantir a efetividade das intervenções
públicas.

Classificação JEL: F13; O20.


Palavras-chave: Comércio internacional política comercial crescimento econômico