Políticas produtivas e competitividade industrial. O caso da Argentina e do Brasil

v. 34 n. 1 (2014)

Jan-Mar / 2014
Publicado em janeiro 1, 2014
PDF-Spanish (English)
PDF-Spanish (English)

Como Citar

Bekerman, Marta, e Gonzalo Dalmasso. 2014. “Políticas Produtivas E Competitividade Industrial. O Caso Da Argentina E Do Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 34 (1):158-80. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/266.

Políticas produtivas e competitividade industrial. O caso da Argentina e do Brasil

Marta Bekerman
Directora del Centro de Estudios de la Estructura Económica (CENES-UBA, Investigadora Principal del CONICT.
Gonzalo Dalmasso
Investigador del Centro CENES-UBA.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 34 n. 1 (2014), Jan-Mar / 2014, Pages 158-180

Resumo

Este artigo tem como objetivo, por um lado, analisar o aumento de assimetrias produtivas entre a Argentina e o Brasil que vêm evidenciando nas últimas duas décadas, e atualmente se deleita no déficit comercial estrutural de produtos industriais que afeta a Argentina nas relações bilaterais. Por outro lado, pretende contribuir para o entendimento das raízes dessas assimetrias, com base nas diferenças nas políticas públicas implementadas pelos dois países no período que se estende desde a implantação do MERCOSUL, no início dos anos 90, até 2008. O foco é com base no padrão tecnológico das estruturas de produção e comércio industrial, considerando um impacto não neutro no desenvolvimento a longo prazo.

Classificação JEL: O14.


Palavras-chave: Argentina Brasil integração regional assimetrias produtivas política industrial desenvolvimento econômico