Há compatibilidade entre a Tecnologia Social de Nelson e a causalidade vebleniana de Hodgson?

v. 32 n. 1 (2012)

Jan-Mar / 2012
Publicado em janeiro 1, 2012
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

A. C. Conceição, Octavio. 2012. “Há Compatibilidade Entre a Tecnologia Social De Nelson E a Causalidade Vebleniana De Hodgson?”. Brazilian Journal of Political Economy 32 (1):109-27. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/344.

Há compatibilidade entre a Tecnologia Social de Nelson e a causalidade vebleniana de Hodgson?

Octavio A. C. Conceição
Economista, técnico da Fundação de Economia e Estatística (FEE/RS) e professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 32 n. 1 (2012), Jan-Mar / 2012, Pages 109-127

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o papel e a relação entre o conceito de instituições e o processo de crescimento econômico, por meio das abordagens neo-schumpeteriana e institucionalista. Ambos constituem uma nova agenda de pesquisa diferenciada e oposta à corrente principal. Na primeira parte do artigo, discutimos a agenda de pesquisa proposta por Richard Nelson, que enfatiza a necessidade de descompactar o conceito de instituição em toda a noção de tecnologia social. Na segunda parte, discutiremos a contribuição de Geoffrey Hodgson, que sugere esse processo em uma perspectiva evolutiva, que tem nos hábitos, normas e comportamento social sua principal característica.

Classificação JEL: B52; B25.


Palavras-chave: instituições tecnologia crescimento econˆômico evolucionismo