O mercado brasileiro do século XIX: uma visão por meio do comércio de cabotagem

v. 32 n. 1 (2012)

Jan-Mar / 2012
Publicado em janeiro 1, 2012
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Leite Marcondes, Renato. 2012. “O Mercado Brasileiro Do século XIX: Uma visão Por Meio Do comércio De Cabotagem”. Brazilian Journal of Political Economy 32 (1):142-66. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/346.

O mercado brasileiro do século XIX: uma visão por meio do comércio de cabotagem

Renato Leite Marcondes
Professor da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 32 n. 1 (2012), Jan-Mar / 2012, Pages 142-166

Resumo

O comércio marítimo consistia no principal meio de circulação das mercadorias entre as províncias brasileiras até a segunda metade do século XIX. Apesar da importância relativamente grande dos fluxos de comércio com o exterior, notamos uma troca significativa de mercadorias por mar entre as regiões brasileiras desde o período colonial. Uma parte dessas trocas deriva de produtos destinados em última instância ao estrangeiro ou importados do exterior. No entanto, outra parte decorrida de mercadorias nacionais que ainda não haviam chegado seria exportada para o mercado internacional. Muitos bens para o consumo colonial e imperial circularam pelas costas brasileiras em somas expressivas. A partir das informações levantadas para o período imperial, especialmente nas décadas de 1860 e 1870, verificamos que a maioria dos produtos comercializados entre as províncias consistia em produtos nacionais destinados ao consumo interno.

Classificação JEL: N76.


Palavras-chave: mercado doméstico cabotagem comércio marítimo consumo aparente