Mudança estrutural e mercado de trabalho no Brasil

v. 32 n. 3 (2012)

Jul-Set / 2012
Publicado em julho 1, 2012
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Camargo de Pauli, Rafael, Luciano Nakabashi, e Armando Vaz Sampaio. 2012. “Mudança Estrutural E Mercado De Trabalho No Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 32 (3):459-78. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/364.

Mudança estrutural e mercado de trabalho no Brasil

Rafael Camargo de Pauli
Analista Econômico da COHAB
Luciano Nakabashi
Professor Doutor da FEA-RP/USP e pesquisador do CNPQ
Armando Vaz Sampaio
Professor Adjunto do Departamento de Economia da UFPR
Brazilian Journal of Political Economy, v. 32 n. 3 (2012), Jul-Set / 2012, Pages 459-478

Resumo

No presente artigo, procuramos identificar as fontes das mudanças no nível de escolaridade do trabalho nos três principais setores da economia brasileira: manufatura, serviços e agricultura. Verificou-se que, apesar das mudanças no produto e no emprego entre os setores, principalmente nos anos 90, a demanda relativa por trabalhadores qualificados não experimentou mudanças significativas. Além disso, nos períodos em que a escolaridade aumentou mais, o salário dos trabalhadores diminuiu mais. Esse fato sugere que o aumento da qualificação da mão-de-obra se deve principalmente ao aumento da oferta desse fator. As mudanças estruturais contribuíram, em geral, de maneira marginal e negativa para o nível de demanda de qualificação da força de trabalho nos três setores.

Classificação JEL: F16; I20; J22; J23; J24.


Palavras-chave: escolaridade do trabalho mudanças estruturais demanda por trabalho qualificado oferta de trabalho qualificado