Karl Polanyi, Atenas e nós: O significado contemporâneo do pensamento de Polanyi

v. 30 n. 3 (2010)

Jul-Set / 2010
Publicado em julho 1, 2010
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Wjuniski, Bernardo Stuhlberger, e Ramón G. Fernandez. 2010. “Karl Polanyi, Atenas E nós: O Significado contemporâneo Do Pensamento De Polanyi”. Brazilian Journal of Political Economy 30 (3):420-37. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/451.

Karl Polanyi, Atenas e nós: O significado contemporâneo do pensamento de Polanyi

Bernardo Stuhlberger Wjuniski
Msc in Economic History candidate at the London School of Economics (LSE). B.A. in Economics, Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP).
Ramón G. Fernandez
Associate Professor, Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP)
Brazilian Journal of Political Economy, v. 30 n. 3 (2010), Jul-Set / 2010, Pages 420-437

Resumo

Karl Polanyi é considerado um dos cientistas sociais mais importantes do século XX. Nos seus escritos, uma preocupação importante era a relação entre os mercados e a sociedade (portanto, o estado) como um todo; para discuti-lo, ele introduziu o conceito de “inclusão”, fundamental para o estudo das origens e conseqüências da Revolução Industrial. Uma parte importante de sua herança é o estudo da história econômica do que ele chamou de "sociedades antigas", especialmente da Grécia Clássica. Polanyi usou esses estudos para comparar as sociedades antigas com seus próprios tempos, em um esforço para entender todas elas. Este artigo tem como objetivo relacionar o trabalho de Polanyi na sociedade ateniense com seus estudos sobre os tempos modernos, mostrando que é possível tirar lições do pensamento de Polanyi sobre a relação entre a sociedade, o estado e o mercado que podem ajudar a projetar um agenda política para os nossos dias. Na primeira parte, apresentamos os aspectos mais importantes da vida e obra de Polanyi, e na segunda discutimos os aspectos mais importantes de sua visão de mundo. Então, na terceira parte, estudamos sua visão da economia ateniense inicial; principalmente, focamos na coexistência de um tipo de planejamento estatal e de mercado, mostrando como esse entendimento é crucial para todo o legado polaniano, com ênfase na comparação de diferentes sociedades e épocas. Concluímos enfatizando a relevância dessa interpretação apresentada por Polanyi para entender as sociedades de nossos dias, focando em algumas propostas para estender sua abordagem para lidar com nossos problemas contemporâneos.

Classificação JEL: B25; N30; Z13.

 


Palavras-chave: Karl Polanyi inclusão economia grega clássica