Globalização e inconversibilidade monetária

v. 28 n. 4 (2008)

Out-Dez / 2008
Publicado em outubro 1, 2008
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Carneiro, Ricardo. 2008. “Globalização E Inconversibilidade monetária”. Brazilian Journal of Political Economy 28 (4):539-56. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/541.

Globalização e inconversibilidade monetária

Ricardo Carneiro
Professor do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Unicamp
Brazilian Journal of Political Economy, v. 28 n. 4 (2008), Out-Dez / 2008, Pages 539-556

Resumo

A hipótese central deste artigo é que, no contexto da globalização, a inconversibilidade monetária é um problema crucial dos países periféricos. Começa com uma breve revisão do debate de um ponto de vista histórico e, em seguida, enfatiza as visões do oposto contemporâneo sobre a fragilidade do sistema financeiro dos países emergentes: o pecado original e a hipótese da intolerância à dívida. Apesar de apoiar o primeiro, o artigo vai além e explora as implicações domésticas da inconversibilidade. Critica a proposição de incerteza jurisdicional que mostra que uma falha inerente na reserva de valor das moedas de mercados emergentes, derivada do pecado original, é a principal razão para a inconversibilidade de fato e o subdesenvolvimento do sistema financeiro doméstico desses países.

Classificação JEL: O110.


Palavras-chave: globalização conversibilidade volatilidade da taxa de cambio volatilidade da taxa de juros profundidade financeira