Ainda o século dos bancos de poupança do governo? a Caixa Econômica Federal

v. 26 n. 1 (2006)

Jan-Mar / 2006
Publicado em março 27, 2020
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Mettenheim, Kurt von. 2006. “ Ainda O século Dos Bancos De poupança Do Governo? A Caixa Econômica Federal”. Brazilian Journal of Political Economy 26 (1):39-57. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/589.

Ainda o século dos bancos de poupança do governo? a Caixa Econômica Federal

Kurt von Mettenheim
Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
Brazilian Journal of Political Economy, v. 26 n. 1 (2006), Jan-Mar / 2006, Pages 39-57

Resumo

Este artigo explora preocupações gerais sobre bancos do governo, inclusão social e democracia por meio de um estudo de caso da Caixa Econômica Federal. A revisão dos bancos de poupança do governo na história brasileira sugere que essas instituições estão no centro da economia política doméstica, expandindo e contraindo sob uma variedade de regimes políticos e condições econômicas. Desde a capitalização para atender às diretrizes do Banco Central e do Acordo de Basileia em 2001, a Caixa tentou modernizar-se, continuar atuando como agente das políticas governamentais e expandir as atividades populares de crédito e poupança e investimentos bancários. 

Classificação JEL: E5; G2.


Palavras-chave: bancos governamentais bancos de poupança política bancária Caixa Econômica Federal instituições financeiras federais brasileira