Crescimento da firma e comércio exterior

v. 26 n. 2 (2006)

Abr-Jun / 2006
Publicado em abril 1, 2006
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Catermol, Fabricio. 2006. “Crescimento Da Firma E comércio Exterior: Revisitando a Teoria De Adrian Wood”. Brazilian Journal of Political Economy 26 (2):239-57. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/599.

Crescimento da firma e comércio exterior

revisitando a teoria de Adrian Wood

Fabricio Catermol
Do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Brazilian Journal of Political Economy, v. 26 n. 2 (2006), Abr-Jun / 2006, Pages 239-257

Resumo

Este artigo analisa o crescimento da empresa pelo comércio exterior. A teoria de Adrian Wood é revisitada para a análise do trade-off de crescimento e lucro e aprimorada para lidar com o crescimento das exportações. O principal resultado deste trabalho é que a baixa demanda doméstica pode ser um fator muito importante para firmar o crescimento das escolhas no mercado externo. No entanto, o crescimento da demanda doméstica não reduz necessariamente as exportações.

Classificação JEL: D21; L11; F12


Palavras-chave: comércio exterior estratégia da firma barreiras à saída Adrian Wood