Hirschman e a dessacralização da epopeia do desenvolvimento por um desenvolvimentista

v. 35 n. 1 (2015)

Jan-Mar / 2015
Publicado em janeiro 1, 2015
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Maluf, Renato Sérgio. 2015. “Hirschman E a dessacralização Da Epopeia Do Desenvolvimento Por Um Desenvolvimentista”. Brazilian Journal of Political Economy 35 (1):43-63. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/213.

Hirschman e a dessacralização da epopeia do desenvolvimento por um desenvolvimentista

Renato Sérgio Maluf
Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).
Brazilian Journal of Political Economy, v. 35 n. 1 (2015), Jan-Mar / 2015, Pages 43-63

Resumo

O ensaio apresenta uma leitura do trabalho de Albert Hirschman, com o objetivo de destacar sua abordagem diferenciada do desenvolvimento econômico, enquanto explora as dimensões econômicas, sociais e políticas envolvidas na união do crescimento econômico e da equidade social. Alguns conceitos e referências ganham importância nesse esforço, como possibilismo, racionalidades ocultas, crescimento desequilibrado, conflitos sociais, conseqüências não intencionais e soluções abertas. Os países latino-americanos são a principal referência empírica, com preocupações específicas sobre a questão alimentar envolvida nos processos de desenvolvimento.

Classificação JEL: B3; B31.


Palavras-chave: Hirschman desenvolvimento econômico igualdade social possibilismo