O social no governo Lula

v. 26 n. 1 (2006)

Jan-Mar / 2006
Publicado em março 27, 2020
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Marques, Rosa Maria, e Áquilas Mendes. 2006. “O Social No Governo Lula: A construção De Um Novo Populismo Em Termos De aplicação De Uma Agenda Neoliberal”. Brazilian Journal of Political Economy 26 (1):58-74. https://centrodeeconomiapolitica.org.br/repojs/index.php/journal/article/view/590.

O social no governo Lula

a construção de um novo populismo em termos de aplicação de uma agenda neoliberal

Rosa Maria Marques
Professora titular do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUCSP.
Áquilas Mendes
Professor de Economia da FAAP/SP, vice-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde e coordenador da Coordenadoria de Gestão de Políticas Públicas do CEPAM/SP
Brazilian Journal of Political Economy, v. 26 n. 1 (2006), Jan-Mar / 2006, Pages 58-74

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as principais características do novo apoio do governo Lula. A hipótese do artigo concentra-se na idéia de iniciar uma abordagem política diferente, "um novo populismo". O artigo argumenta que o governo de Lula para manter o poder, além de prosseguir com o projeto neoliberal - inacabado nos últimos anos do governo FHC -, precisa construir um apoio político sólido e confiável, o que está sendo feito com a implementação de programas de transferência de renda direcionado a pessoas pobres e com menos experiência em organização. Este artigo também chama a atenção para a natureza do governo Lula, a fim de esclarecer as dificuldades que devem ser tratadas e as tarefas a serem desenvolvidas na construção de um partido político que defenda a emancipação dos trabalhadores e os brasileiros explorados.

Classificação JEL: I38.


Palavras-chave: política social governo Lula populismo