v. 29 n. 3 (2009): Jul-Set / 2009


v. 29 n. 3 (2009)

Jul-Set / 2009
Publicado em julho 1, 2009

Artigo


Tamás József Károly Szmrecsányi (1936-2009)
Victor Pelaez
Brazilian Journal of Political Economy

Homenagem a Tamás Szmrecsányi.


repensar a economia da mobilidade e dos controles de capital
Thomas I. Palley
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo reexamina a questão da mobilidade internacional do capital financeiro, que é a ortodoxia econômica de hoje. A discussão é frequentemente enquadrada em termos da trindade impossível. Esse enquadramento distorce a discussão ao representar a mobilidade do capital como tendo significado igual à política monetária soberana e ao controle sobre as taxas de câmbio. Também distorce a discussão, ignorando as possibilidades de política monetária coordenada e taxas de câmbio e de fluxos de capital gerenciado. O argumento da mobilidade do capital baseia-se em argumentos neoclássicos de eficiência econômica e argumentos políticos neoliberais. O caso contra a mobilidade de capital baseia-se em argumentos keynesianos de ineficiência macroeconômica, argumentos neo-walrasianos de falha de mercado e argumentos neomarxistas sobre distorção da estrutura social de acumulação. Um exame minucioso mostra que a mobilidade do capital é extremamente frágil, apontando para a dimensão ideológica por trás da ortodoxia política de hoje.

Classificação JEL: F00; F32; F33.


Do populismo às bandas cambiais: a evolução da política cambial no Chile de 1970 a 1999
Patrícia Helena F. Cunha, Paulo Gala
Brazilian Journal of Political Economy

Discutimos neste artigo a evolução da política cambial no Chile desde os anos setenta, com atenção especial aos ciclos de supervalorização e subavaliação. Seguindo uma literatura recente que defende as moedas competitivas como parte de uma estratégia de desenvolvimento, argumentamos que a política cambial chilena nos anos que vão de 1984 a 1999 foi muito importante para seus resultados de crescimento. O Chile chegou a atravessar os anos noventa sem uma grande crise externa, principalmente quando comparado aos seus vizinhos latino-americanos. Argumentamos aqui que a faixa de rastreamento da taxa de câmbio adotada nos anos 80 e 90 foi importante para sua estratégia de crescimento.

Classificação JEL: O11; F31; F4; F02.


Modelos de avaliação e racionalidade limitada de Simons
Alexandra Strommer de Faria Godoi
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo tem como objetivo reconciliar as evidências de que modelos sofisticados de avaliação são cada vez mais utilizados pelas empresas em suas avaliações de investimentos com a literatura de racionalidade limitada, segundo a qual a otimização objetiva é impraticável no mundo real, porque exigiria um imenso nível de sofisticação da análise. e processos computacionais de seres humanos. Mostramos como os modelos normativos de avaliação devem ser vistos como formas de representação da realidade, estruturas segundo as quais o mundo real é percebido, fragmentado para um melhor entendimento e recomposto, fornecendo um método ordenado para realizar uma tarefa tão complexa quanto a decisão de investimento.

Classificação JEL: D83; M21; Y4.


Metas de inflação, política monetária e investimento: um estudo para dezessete países
Luis Alberto Pelicioni, Marco Flávio da Cunha Resende
Brazilian Journal of Political Economy

Neste artigo, foram testadas duas hipóteses sobre a relação entre política monetária e investimento no contexto do sistema de metas de inflação. Uma dessas hipóteses é baseada na ideia de neutralidade do dinheiro, e a outra hipótese é baseada na rejeição dessa ideia. Uma equação de investimento para dezessete economias usando uma variável fictícia em partes foi estimada pela Metodologia dos Dados do Painel. Os resultados destacam que uma correlação negativa entre a expectativa atual de política monetária restritiva e o investimento atual aumentou após a implementação do sistema de metas de inflação.

Classificação JEL: E12; E13; E22; E52.


Metas inflação: lições da era Greenspan
Simone Silva de Deos, Rogério P. de Andrade
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo aborda a experiência da política monetária no período Greenspan e sugere que lições podem ser aprendidas. A adoção de metas de inflação denotaria um retrocesso no processo de formulação de políticas nos EUA, pois, desde a década de 1980, uma característica distintiva é a flexibilidade de resposta para se ajustar a eventos inesperados e ambientes em mudança. O Fed foi capaz de exercer um julgamento informado em situações críticas e isso abre o caso para a importância de não restringir as ações dos formuladores de políticas por meio da adoção de regras rígidas. Além disso, continua a ser visto que as várias experiências com metas de inflação são incontestavelmente enormes sucessos, e que essa estrutura representa o estado da arte (portanto, nada mais pode ser feito alternativamente).

Classificação JEL: E52; E58.


Diferentes padrões de políticas salariais nos estados brasileiros: uma anáilise a partir do diferencial de salários público-privado
Gabriela Miranda Moriconi, João S. Moura Neto, Nelson Marconi, Paulo Roberto Arvate
Brazilian Journal of Political Economy

Os salários dos servidores públicos representam uma parte significativa das despesas atuais dos governos estaduais brasileiros. Com base na literatura, este artigo tentou identificar quais estados praticam políticas salariais eficientes, compensatórias ou de apropriação por meio da estimativa de diferenciais salariais público-privados. O diferencial de salários foi calculado entre 1995 e 2004, seguindo a técnica de Oaxaca. Os resultados mostram que a política salarial de um número importante de estados teve eficiência e uma parte numerosa dos estados norte e nordeste desenvolveu políticas compensatórias. O Distrito Federal e Roraima praticavam uma política salarial caracterizada por apropriação explícita.

Classificação JEL: H76; J31; J4.5


Welfare State e emprego em saúde nos países avançados desde o pós-segunda guerra mundial
Luiz Marcos de Oliveira Silva, Fernando Mansor de Mattos
Brazilian Journal of Political Economy

O artigo analisa a importância econômica das atividades de saúde nos países desenvolvidos nas últimas décadas do século XX. Ele leva em consideração a evolução do peso do emprego nas atividades de saúde nos países da Europa e também nos mercados de trabalho dos Estados Unidos, que serão comparados em uma perspectiva histórica. A evolução e o peso do gasto público nas atividades de saúde também serão levados em consideração para analisar a importância econômica do setor nas últimas décadas do século XX. Também serão considerados o papel desempenhado pelo contexto político, econômico e social da Segunda Guerra Mundial na construção do sistema de proteção social (Estado de Bem-Estar Social) e seus efeitos sobre as atividades de saúde.

Classificação JEL: N34; I18; J40; J44.


Validade condicional do equilíbrio na Teoria Geral de Keynes
Ricardo Ramalhete Moreira
Brazilian Journal of Political Economy

Discute que o equilíbrio em Economia, como método de análise, tem utilidade condicional, quando não é necessária sua associação com situações ideais e com uma constância de parâmetros estruturais do sistema. Keynes (1936) aparece como um exemplo de uma boa utilização desse método, pois ele não o vincula a noções de ótimo social ou à estabilidade estrutural de um sistema necessário.

Classificação JEL: B40; E12.


A tendência à harmonização internacional da proteção de patentes e seus problemas
Ronaldo Fiani
Brazilian Journal of Political Economy

 TRIPS agreement has been a milestone in the present trend towards international harmonization of intellectual property’s protection (including patents’ protection), where harmonization means to increase the protection level in developing countries according to the more rigorous standards of developed ones. Considering the economic theory of patents together with historical and empirical evidences, it is argued that international harmonization of patents’ protection as it is settled by TRIPS agreement is not favorable to developing countries’ economic development.

Classificação JEL: P14; O34; F13.


A nova lei de falências brasileira: primeiros impactos
Aloisio Araujo, Bruno Funchal
Brazilian Journal of Political Economy

O objetivo deste artigo é analisar os efeitos principais da Nova Lei Brasileira de Falências, medindo seu impacto sobre a quantidade de falências e reorganizações judiciais e o acesso das empresas ao crédito. Utilizando modelos econométricos, constatamos que a quantidade de falências (solicitada e decretada) sofreu um impacto forte e imediato, reduzindo-a de maneira significativa, bem como a exigência de recuperação judicial. Finalmente, usando dados de crédito agregados setoriais, encontramos uma expansão do mercado de crédito, principalmente para os setores comercial, rural e de serviços. Além disso, não evidenciamos alterações na taxa de juros média cobrada das empresas.

Classificação JEL:


Qual a sensibilidade dos investimentos privados a aumentos na carga tributária brasileira? Uma investigação econométrica
Cláudio H. dos Santos, Manoel Carlos de Castro Pires
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo tem como objetivo oferecer três contribuições para o debate sobre o desempenho recente da economia brasileira. Primeiro, apresenta números trimestrais aproximados do investimento privado brasileiro a partir de 1995. Segundo, apresenta estimativas da “função de investimento” brasileira que são robustas à presença de quebras estruturais. Terceiro, discute a sensibilidade do investimento privado a aumentos na taxa bruta de imposto agregado. Estimativas baseadas em dados contábeis nacionais anteriores a março de 2007 parecem indicar que um aumento de 1% do PIB na taxa tributária está associado a uma redução de 1% no investimento privado.

Classificação JEL: C22; C82; E22.


Os efeitos da política educacional no crescimento econômico teoria e estimativas dinâmicas em painel de dados
Joilson Dias, Maria Helena Ambrósio Dias, Fernandina Fernandes de Lima
Brazilian Journal of Political Economy

Neste artigo, desenvolvemos um modelo teórico que considera uma relação não linear entre crescimento e nível de educação (capital humano). Nossas estimativas econométricas demonstraram a causalidade que vai do capital humano ao PIB per capita com formato U invertido. O nível de educação (capital humano) que gera a taxa máxima de crescimento fica em torno de 4,5 anos. A principal implicação desse resultado é que os Estados com nível de educação abaixo dessa faixa devem ter como políticas educacionais prioritárias.

Classificação JEL: O15; C33.


Inovações financeiras e institucionais do sistema de financiamento residencial americano
Rafael Fagundes Cagnin
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo tem o ouro de resumir as modificações institucionais do sistema de financiamento habitacional dos EUA entre os anos 60 e o final dos anos 90. Essas mudanças estreitaram os vínculos entre esse segmento do mercado de crédito e os mercados financeiros securitizados, incentivando a fundação e a difusão de inovações financeiras que estão no centro da atual crise financeira.

Classificação JEL: G1; G21; N22.


A arquitetura do sistema financeiro internacional contemporâneo
Maryse Farhi, Marcos Antonio Macedo Cintra
Brazilian Journal of Political Economy


Este artigo discute alguns recursos de instituições e instrumentos financeiros que originaram a crise financeira desencadeada pelo aumento da taxa de inadimplência, imóveis residenciais e depreciação de ativos financeiros combinados com hipotecas subprime dos EUA. A primeira parte apresenta os principais eventos de crise em ordem cronológica. A segunda parte descreve a interconexão das instituições e mercados que engendraram um sistema financeiro global sombra. A terceira parte concentra-se em uma visão geral das medidas tomadas pelas autoridades governamentais e pelos grandes bancos para trazer possíveis soluções para a crise financeira global.

Classificação JEL: G01; G21; G24.

Debate


Comentário sobre o artigo intitulado “Banking and regional inequality in Brazil: an empirical note”
Rodolfo Hoffmann
Brazilian Journal of Political Economy

...


Réplica ao Comentário de Rodolfo Hoffmann
Marcos A. M. Lima, Marcelo Resende
Brazilian Journal of Political Economy

...