v. 25 n. 4 (2005): Out-Dez / 2005


v. 25 n. 4 (2005)

Out-Dez / 2005
Publicado em março 27, 2020

Artigo


Uma contribuição ao debate em torno da eficácia da política monetária e algumas implicações para o caso do Brasil
Fernando J. Cardim de Carvalho
Brazilian Journal of Political Economy

A principal oposição entre as teorias monetárias keynesiana e clássica é definida pela proposta anterior de não neutralidade monetária no longo período. Segundo Keynes, não é possível descrever a posição de longo prazo de uma economia monetária sem primeiro especificar a política monetária que está adotando. A política é descrita pela escolha da taxa de juros de curto prazo, que exerce uma influência determinante importante na taxa de longo prazo e, portanto, nas decisões reais de investimento. Com base nesse raciocínio, os regimes de política monetária com metas de inflação são criticados, em particular o adotado no Brasil após a crise da balança de pagamentos no Brasil, por causa de seu grave impacto no investimento e no crescimento.

Classificação JEL: E52.


Macroanálise, regulação e o método: uma alternativa ao holismo e ao individualismo metodológicos para uma macroeconomia histórica e institucionalista
Miguel Bruno
Brazilian Journal of Political Economy

O artigo examina as condições epistemológicas que tornam a macroanálise “regulacionista” uma possível alternativa às abordagens tradicionais de equilíbrio. Mostra como essas análises permitem superar o dilema estrutura-agente a partir do conceito de racionalidade contextual e de uma metodologia hol-individualista que, combinada com a noção de forte historicidade, encontra ampla base teórica na sociologia de Bourdieu, nos trabalhos de Braudel sobre economia. história e na ontologia de Lukács sobre o ser social. O artigo também explica suas origens históricas e conclui com uma síntese do método e as etapas necessárias para realizar esse tipo de abordagem macroeconômica.

Classificação JEL: B41; B40; B59; E19


Transparência: Bacen versus Banco da Inglaterra
Eduardo de Carvalho Andrade
Brazilian Journal of Political Economy

O objetivo deste artigo é comparar o grau de transparência do Banco Central do Brasil (Bacen) com o verificado no Banco da Inglaterra. Para atingir esse objetivo, um indicador de transparência é construído com base nas informações que cada banco central fornece ao público sobre sua política monetária, suas expectativas sobre o futuro da economia, sua intervenção no mercado financeiro e, se houver limites e restrições claros à divulgação de informações ao público em geral. A análise sugere que o Bacen é menos transparente e possui um Comitê de Política Monetária menos individualista em comparação com o BoE. Além disso, indica alguns procedimentos que poderiam ser adotados pelo Bacen para tornar sua política monetária mais transparente.

Classificação JEL: E0, E5.


Mercosul: o dilema entre união aduaneira a área de livre-comércio
Honorio Kume, Guida Piani
Brazilian Journal of Political Economy

Em 2001, o governo da Argentina - enfrentando uma grande crise econômica - tomou uma decisão bastante controversa e reduziu a zero as tarifas de todos os bens de capital. Isso se tornou a principal fonte de conflito com o Brasil, o único país do Mercosul que produz esses bens. Este artigo discute dois cenários possíveis para a resolução desse problema. No primeiro, os países optariam pela manutenção da união aduaneira. Os autores apresentam algumas sugestões para a reconstrução da Tarifa Externa Comum (TEC), pela qual os países seguiriam um curso intermediário aceitável para todos. O outro resultado possível seria um passo atrás na direção de uma área de livre comércio, sem CET.

Classificação JEL: F13, F15.


Subsídios às exportações, direitos compensatórios, e bem-estar
Yu-Ter Wang
Brazilian Journal of Political Economy

Utilizando um modelo simples de duopólio de Cournot, este artigo fornece uma importante implicação política para disputas comerciais envolvendo subsídios à exportação. Neste artigo, é identificada a possibilidade de que um subsídio à exportação estrangeira possa beneficiar o país doméstico e o país estrangeiro, usando apropriadamente os direitos compensatórios.

Classificação JEL: F12; F13; L13


A reconfiguração da economia internacional
David Ibarra
Brazilian Journal of Political Economy

Os países desenvolvidos e em desenvolvimento se ajustaram com graus variados de sucesso à nova ordem internacional. A evolução do mundo não parou: a Europa e as economias asiáticas emergentes estão lutando para criar um mundo multipolar. Na periferia, alguns países (Ásia) estão se modernizando rapidamente, enquanto outros (América Latina) estão atrasados e precisam rever suas estratégias de crescimento. A descentralização da produção e do comércio impulsionada pelas empresas transnacionais está mudando a distribuição geográfica do investimento e do emprego. Como resultado, os países industrializados deixaram de fornecer a maior parte das economias do mundo, mudando de alguma forma as fundações do sistema financeiro internacional.

Classificação JEL: F00.


Cidadãos contra o Estado: o enigma dos tribunais de alto impacto e baixa funcionalidade no Brasil
Matthew M. Taylor
Brazilian Journal of Political Economy

O judiciário federal brasileiro oferece um enigma interessante para estudiosos de políticas judiciais e mudança de políticas. Embora os tribunais tenham desempenhado um papel importante nas últimas duas décadas, restringindo e alterando a política federal em vários assuntos, o sistema judicial foi rotulado simultaneamente de "disfuncional". Este artigo investiga este enigma: um sistema atormentado por grandes falhas sistêmicas em suas operações cotidianas, que, no entanto, ainda consegue exercer uma poderosa influência nas políticas públicas no Brasil. Adoto uma nova perspectiva institucional, focando em como a estrutura institucional e normativa dentro da qual juízes e outros atores jurídicos operam afeta os resultados das políticas.

Classificação JEL: K0; K4; K40.


Avaliando os impactos microeconômicos das fusões e aquisições nas indústrias de energia no mundo uma análise para a década de 90
Helder Queiroz Pinto Jr., Mariana Lootty
Brazilian Journal of Political Economy

As indústrias de energia testemunharam um crescimento significativo do processo global de fusões e aquisições (fusões e aquisições) nos anos 90. Segundo as estatísticas da Unctad, o montante total de acordos globais de fusões e aquisições (domésticas e internacionais) nos setores de eletricidade, petróleo e gás registrou US $ 329 bilhões no período 1990-1999. O presente artigo lança luz sobre o processo de fusões e aquisições ocorrido nas indústrias de energia durante esse período e, com base em uma amostra de 248 transações realizadas por 18 grandes empresas de energia, desenvolve uma análise microeconômica empírica sobre os impactos dessas transações no desempenho das empresas envolvidos. No geral, os resultados mostram melhorias significativas no desempenho das empresas após as operações de M&A, em relação às seguintes variáveis: vendas, lucro líquido, ativos, dividendos e, em menor grau, a proporção (lucro líquido / vendas).

Classificação JEL: L1; L94; L95; C14


Renegociação da dívida pública interna em condições de sobreendividamento
Rodrigo Octávio Marques de Almeida
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo estuda os modelos de excesso de dívida e modelos de gerenciamento de vencimentos e analisa teoricamente e historicamente as renegociações de dívida cujo resultado final é um menor ônus da dívida pública. Do ponto de vista teórico, os planos de renegociação podem melhorar Pareto, tanto os credores quanto os devedores podem melhorar, e o valor da nova dívida irá precificar a nova reputação e a disposição dos devedores a pagar. Do ponto de vista histórico, as dívidas financiadas eram o instrumento usado pelos devedores para melhorar a reputação.

Classificação JEL: H63; E43; E63